O Último Baile na Congada de São Benedito 2024

14 de julho de 2024

Logo após o levantamento do mastro, o documentário será exibido em frente à Igreja Matriz na noite de sexta, 17 de maio.

Em 2023, a diretora de cinema Juliana Borges registrou a Congada de São Benedito: manifestação cultural e religiosa de origem africana com mais de dois séculos de história, que se mantém viva em Ilhabela (SP) como herança cultural de uma comunidade de antigos pescadores caiçaras. Das imagens e entrevistas captadas por Juliana nasceu o documentário O Último Baile, que é parte do acervo museológico da IlhaMuseu. 

Na sexta-feira, dia 17 de maio, todos e todas podem assistir ao filme em sessão aberta no primeiro dia dos festejos de 2024 na cidade. Com apoio da prefeitura de Ilhabela, a IlhaMuseu realiza a primeira exibição pública do documentário, logo depois do levantamento do mastro da Congada de São Benedito.

 

Assista ao teaser do filme

 

“O conceito da primeira IlhaMuseu em Ilhabela envolve não só espaços construtivos e museológicos no território, mas todo o seu entorno, a diversidade marinha, o patrimônio natural, a pesca artesanal, a cultura viva caiçara entre outros elementos socioambientais. Ela é a primeira ilha-museu do Brasil porque todo o seu território será um espaço museu”, afirmou Isabel de Paula, Coordenadora de Cultura da UNESCO Brasil.

Sob coordenação da UNESCO, a implantação da IlhaMuseu na Ilha das Cabras, em Ilhabela, no litoral norte paulista, é uma parceria com a Fundação Florestal, apoiada pelo Ministério Público Federal e pelo Ministério Público de São Paulo. O museu, que terá como principal objetivo divulgar a cultura e a história das cidades do litoral norte, deverá ser implantado até 2026.

Sessão Aberta do filme O último baile 

Sexta, dia 17 de maio, às 18h30 – após o levantamento do mastro da Congada de São Benedito

Local: Praça Coronel Julião, 74 (em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora D´Ajuda)

Apoio: Prefeitura Ilhabela

Filme O Último Baile em Ilhabela

O Último Baile / My Last Dance
Documentário, 27 min, 2023
Direção e roteiro: Juliana Borges
Produção: Ver Pra Crer Produções e IlhaMuseu
Apoio: Unesco

Produção: Maristela Colucci e Juliana Borges
Direção de Fotografia: Felipe Scapino
Câmera: Diogo Scapino
Som Direto: Haydson Oliveira
Microfonista: Ian Gigliotti
Montagem: Vinicius Silva
Assistente de montagem: Bia Hong
Correção de cor: Caio Mazzilli
Edição e mixagem de áudio: Bia Hong
Legendas: Fernanda Riggon

Compartilhar notícia

instagram