Década dos Oceanos

Iniciada em 2021 e com término previsto para 2030, a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (Década dos Oceanos) tem como objetivo principal apoiar os países, por meio da ciência oceânica, na implementação da Agenda 2030. No contexto brasileiro, um conjunto de ações está sendo liderado pela UNESCO e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) a fim de estimular o debate sobre o uso responsável dos recursos marinhos e costeiros no país.

A Década dos Oceanos deve promover ainda uma nova perspectiva política e social em relação aos oceanos, alinhada com aos 17 ODS, em especial o ODS 14 – “Vida na água”.

Como um recurso compartilhado por toda a humanidade, os oceanos ainda são pouco conhecidos.

Assim, para ampliar o conhecimento sobre eles, a Década vai mobilizar cientistas, gestores, políticos e toda a sociedade para a proteção dos oceanos que, apesar de cobrirem 71% da superfície do planeta Terra, são pouco estudados e conservados.

Mais de 30 programas da UNESCO nas áreas de ciências oceânicas, ciências naturais, educação, cultura e comunicação contribuem com a criação de conhecimento ao educar e comunicar sobre a mudança climática, e a compreensão das implicações éticas para as gerações atuais e futuras.

A Ciência que precisamos para o oceano que queremos

Acesse ao documento clicando na imagem:

Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030) - IlhaMuseu - Ilha das Cabras, Ilhabela, SP