O Homem e a Biosfera

Reserva da Biosfera da Mata Atlântica

Primeira unidade da Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO reconhecida no Brasil, em sete fases sucessivas entre 1991 e 2019, a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) foi criada para assegurar a preservação de seu ecossistema. Como outras reservas da biosfera, a RBMA segue os objetivos do Programa O Homem e a Biosfera (Man and the Biosphere – MaB) da UNESCO, que busca promover o conhecimento e os valores humanos para estabelecer uma boa relação entre os povos e o meio ambiente ao redor do mundo.

Programa O Homem e a Biosfera (Man and the Biosphere – MaB)

O MaB foi concebido após a Conferência sobre a Biosfera, realizada pela UNESCO em 1968. É um programa de cooperação científica internacional sobre as interações do ser humano com seu meio, que busca o entendimento dos mecanismos dessa convivência em todas as situações bioclimáticas e geográficas da biosfera, a fim de compreender as repercussões das ações humanas sobre os ecossistemas mais representativos do planeta.

A Reserva da Mata Atlântica chegou a ocupar mais de 1,3 milhão de km², estendendo-se por 17 estados brasileiros. Atualmente, o bioma corresponde a 29% dessa extensão original. Formada por florestas nativas, a Mata Atlântica inclui a Floresta Ombrófila Densa e a Floresta Ombrófila Mista ou Mata de Araucárias. A Floresta Ombrófila Aberta, a Floresta Estacional Semidecidual e a Estacional Decidual também fazem parte desse ecossistema. Como ecossistemas associados, é possível encontrar na reserva manguezais, vegetação de restingas, campos de altitude, brejos interioranos e encraves florestais do Nordeste.

A Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) foi criada para assegurar a preservação de seu ecossistema.

Man and the Biosphere programme, 2019-2020

Acesse ao documento clicando na imagem:

O Homem e a Biosfera MaB - IlhaMuseu - Ilha das Cabras, Ilhabela, SP