Ilha das Cabras
Ilha das Cabras
O Santuário Ecológico Submarino da Ilha das Cabras definiu uma reserva no território no qual a ilha está inserida. Um ponto de encontro de mergulhadores, o santuário, protegido por lei da caça e da pesca submarinas, é um local de observação de peixes em todo o arquipélago.
Nas águas do Santuário Ecológico Submarino da Ilha das Cabras vivem variadas espécies de peixes ornamentais, além de animais como tartarugas, estrelas-do-mar e cavalos-marinhos. Em função da riqueza natural do lugar, o santuário conta, nas regiões próximas com diversas escolas de mergulho que oferecem cursos e todo o suporte para a prática do esporte.
Com águas transparentes, o local de mergulho tem 7 metros de profundidade, onde foi colocada uma estátua de Netuno, o deus romano do mar. Nesse local também podem ser encontrados corais que concentram ainda mais espécies marinhas.
O projeto da IlhaMuseu, coordenado pela UNESCO, prevê a criação de um museu na Ilha das Cabras, no município de Ilhabela, voltado para a cultura e para a história do Litoral Norte do estado de São Paulo.
A Ilha das Cabras é um bem da União localizada em área natural protegida pelo Estado de São Paulo, a Unidade de Conservação de Proteção Integral Parque Estadual de Ilhabela, que por sua vez se encontra localizada em região com diversas unidades de conservação e que é reconhecida pela UNESCO como Reserva da Biosfera. A Reserva da Biosfera da Mata Atlântica é a maior Reserva da Biosfera do planeta e a primeira declarada no Brasil.