IlhaMuseu inicia obras de renaturalização costeira
20 de abril de 2025
Essa é a primeira parte da fase das obras na Ilha das Cabras, que devem durar até 2026; logo serão construídos os novos píeres, que darão acesso mais seguro à Ilha.
Em breve, serão construídos os novos píeres, que darão acesso mais seguro à Ilha, e será realizada a readequação das áreas residenciais para as estruturas do museu.
As obras de renaturalização da costeira noroeste da Ilha das Cabras, que vai abrigar a IlhaMuseu, começaram em março, com o objetivo de reverter os danos ambientais causados pela construção irregular de estruturas em pedra e concreto sobre o costão rochoso. A frequente ação da força do mar e dos ventos atingiu o calçamento artificial, causando danos à fauna e à flora marinha local.
A obra de renaturalização deverá ser executada em aproximadamente 120 dias e será realizada por uma empresa capacitada para atender rigorosamente normas ambientais e de segurança. A IlhaMuseu é um projeto cultural desenvolvido pela UNESCO no Brasil na Ilha das Cabras, no município de Ilhabela (estado de São Paulo, Brasil). A ilha faz parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica da UNESCO.
A proposta da obra é manter na Ilha das Cabras todo o material retirado da demolição, reutilizando pedras, folhetas e entulhos na reforma dos acessos e das construções existentes, para a implantação da IlhaMuseu.
Essa é a primeira parte da fase das obras, que se estenderão até 2026. Na sequência deverão ser construídos os novos píeres, que darão acesso mais seguro à Ilha, e será realizada a readequação das áreas residenciais para as estruturas do museu.
A Ilha das Cabras soma uma superfície de aproximadamente 16.000 m², apresentando hoje um conjunto de edificações que totalizam 2.300 m².
Sobre o projeto
“O conceito da primeira IlhaMuseu em Ilhabela envolve não só espaços construtivos e museológicos no território, mas todo o seu entorno, a diversidade marinha, o patrimônio natural, a pesca artesanal, a cultura viva caiçara entre outros elementos socioambientais. Ela é a primeira ilha-museu do Brasil porque todo o seu território será um espaço museu”, explica Isabel de Paula, Coordenadora do Setor de Cultura da UNESCO Brasil.
Sob coordenação da UNESCO, a implantação da IlhaMuseu na Ilha das Cabras, em Ilhabela, no litoral norte paulista, é uma parceria com a Fundação Florestal, apoiada pelo Ministério Público Federal e pelo Ministério Público de São Paulo.
O museu terá como principal objetivo a divulgação e valorização dos patrimônios cultural e natural da região e das populações tradicionais do Litoral Norte de São Paulo. A concepção de uma instituição museológica em uma ilha, envolvendo a cultura e a biodiversidade de quatro municípios da região (Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba) é uma iniciativa inovadora. A IlhaMuseu, que transformará o espaço territorial da Ilha das Cabras em um museu, busca valorizar o patrimônio natural e socioambiental, cultural e sociocultural das distintas comunidades, em diálogo permanente com todas as pessoas envolvidas.
