Litoral Norte
Patrimônio Cultural
O Patrimônio Cultural do Litoral Norte de São Paulo
O Litoral Norte do Estado de São Paulo abrange quatro municípios: Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba. A região foi ocupada por grupos de pescadores, coletores e caçadores nômades a partir de 5.000 anos, com alguns sambaquis, principalmente em Ubatuba; e com sítios Concheiros, em Ilhabela, a partir de 2.500 anos. Depois, houve a ocupação por grupos Tupis no continente e grupos Jês em Ilhabela.
Com a chegada dos portugueses, práticas ibéricas mesclam-se com as indígenas e, depois, com africanas, formando a cultura caiçara, cujas comunidades estão presentes, tanto em comunidades tradicionais mais isoladas, quanto integradas ao meio urbano.
No final do século XIX, grupos guaranis chegaram à região e se estabeleceram em aldeias, originando as Terras Indígenas Boa Vista Sertão do Prumirim, em Ubatuba, e Ribeirão Silveira, em São Sebastião.
Comunidades Quilombolas também estão presentes, como a Caçandoca e a Camburi.
A rica cultura caiçara, tradicionalmente agrícola, muda seu padrão de subsistência para a pesca, a fim de sobreviver à perda de suas terras para a especulação imobiliária, e devido às restrições ambientais. E a canoa torna-se o principal símbolo ainda presente, mescla do conhecimento indígena e ibérico, criando novas formas na canoa de um tronco só. No caso da comunidade do Bonete, em Ilhabela, para vencer o mar agitado e as ondas, cria-se uma sobre borda à canoa, de forma original e única no Brasil.
Esses 5.000 anos de história deixaram mais de 100 sítios arqueológicos, sendo 77 só no arquipélago de Ilhabela. O desenho urbano das antigas vilas e alguns exemplares da arquitetura colonial estão preservados, ainda que sendo descaracterizados. Em Ilhabela: o Inventário do Patrimônio Edificado e Ambiental registrou 40 edificações de valor histórico e arquitetônico.
E a cultura se expressa em várias práticas e saberes, como o Fandango e a Folia de Reis em Ubatuba, a Congada em Ilhabela e tantas outras festas, danças e práticas religiosas. Em Ilhabela: o Inventário do Patrimônio Imaterial registrou 32 manifestações culturais tradicionais ainda existentes.
Texto: Plácido Cali
A IlhaMuseu valorizará o Patrimônio Cultural do Litoral Norte, reconhecendo as práticas sustentáveis dos povos tradicionais da região.