Projeto

O projeto IlhaMuseu, coordenado pela UNESCO, prevê a criação de um museu na Ilha das Cabras, no município de Ilhabela, voltado para a cultura e para a história do Litoral Norte do estado de São Paulo. Iniciado formalmente em maio de 2022, a partir da assinatura de um Memorando de Entendimento entre a UNESCO e a Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo (Fundação Florestal), o projeto tem avançado no desenvolvimento de um museu que represente um mergulho no conhecimento das tradições, expressões culturais e biodiversidade da região.

A iniciativa foi prevista no Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado no âmbito da Ação Civil Pública Ambiental n. 0000055-07.1991.8.26.0247, entre um particular que ocupava a ilha, o Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) e a Fundação Florestal. Embora seja um bem de natureza pública pertencente à União, durante 30 anos a Ilha das Cabras teve o acesso público impedido devido à sua ocupação privada irregular.

A ilha como bem público e protegido

Em 2022, com a conclusão da ação judicial e com a desocupação da ilha, os recursos provenientes do pagamento de multas e da indenização por danos ambientais foram destinados à recuperação ambiental de seu território e à criação de um equipamento cultural que devolva à ilha sua condição de bem público e protegido. A UNESCO foi então convidada a desenvolver a instituição museológica do Litoral Norte de São Paulo.

A concepção de um museu em uma ilha, envolvendo a cultura e a biodiversidade de quatro municípios do Litoral Norte de São Paulo (Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba), representa um desafio ímpar em termos museológicos. A IlhaMuseu, que transformará todo o espaço territorial da Ilha das Cabras em um museu, busca valorizar o patrimônio natural e socioambiental, cultural e sociocultural das das diversas comunidades, em diálogo permanente com os atores envolvidos, e com vistas a abrir novas dimensões de leitura e interpretação da região.

Respeito e o reconhecimento às comunidades locais tradicionais no projeto IlhaMuseu

O respeito e o reconhecimento às comunidades locais tradicionais, como caiçaras, quilombolas e indígenas, bem como a preservação e o uso sustentável do ambiente natural são princípios basilares da IlhaMuseu. A recuperação ambiental do entorno da ilha, parte integrante do Parque Estadual de Ilhabela e da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, dialoga com os princípios da Rede de Reservas da Biosfera da UNESCO, vinculada ao Programa O Homem e a Biosfera (MaB), cujo propósito consiste em harmonizar a conservação da diversidade biológica e cultural e o desenvolvimento econômico e social, por meio da relação das pessoas com a natureza.

Musealização

Dessa forma, o projeto IlhaMuseu vem ressignificar a relação histórica, social e antropológica do Litoral Norte com a Ilha das Cabras, atendendo prioritariamente a população da região que, durante décadas, foi impedida de acessar e usufruir desse território.

Desde que foi criado, o projeto IlhaMuseu tem dado passos quanto à estruturação da equipe, à governança, ao planejamento estratégico e executivo e ao desenvolvimento de estudos iniciais para o conhecimento da Ilha e do território, os quais permitam avançar em seu objetivo principal: a criação de um museu de caráter público voltado para a valorização do patrimônio cultural e para práticas sustentáveis dos povos tradicionais da região e de preservação e educação ambiental.

A musealização do conhecimento referente ao patrimônio natural e cultural da região contribui para preservação da cultura local e do meio ambiente ao conscientizar os visitantes e os residentes sobre a importância desses ecossistemas. Da mesma forma, esse processo eleva a autoestima e valoriza a população, que se vê representada e reconhecida e, assim, contribui para impulsionar o turismo cultural na região.

O Projeto IlhaMuseu prevê a criação e a implementação de um museu na Ilha das Cabras, no município de Ilhabela, voltado para a cultura e a história do Litoral Norte do estado de São Paulo.