Agenda de Museus
A UNESCO, na condição de agência líder do Sistema ONU no mandato da Cultura, acumula uma ampla experiência no desenvolvimento de projetos de museus no Brasil, sempre pautando sua atuação nos princípios da Recomendação sobre a Proteção e Promoção dos Museus e Coleções, sua Diversidade e seu Papel na Sociedade (2015), que reconhece os museus e coleções como “meios primários pelos quais testemunhos tangíveis e intangíveis da natureza e da cultura humanas são salvaguardados”.
A referida Recomendação, um dos principais instrumentos normativos da UNESCO sobre museus, considera-os como
“espaços para a transmissão cultural, o diálogo intercultural, o aprendizado, a discussão e o treinamento, que também desempenham um importante papel na educação (formal, informal e continuada), na promoção da coesão social e do desenvolvimento sustentável, tendo grande potencial para sensibilizar a opinião pública sobre o valor do patrimônio cultural e natural, e sobre a responsabilidade de todos os cidadãos para contribuir com sua guarda e transmissão”.
A Recomendação destaca o papel das instituições museológicas na proteção e na promoção do patrimônio, bem como da diversidade cultural e natural. Também evidencia os vínculos dos museus com o desenvolvimento econômico, em especial por meio das indústrias culturais e criativas e do turismo sustentável.
A UNESCO acumula uma ampla experiência no desenvolvimento de projetos de museus no Brasil, sempre pautando sua atuação nos princípios da Recomendação 2015, que reconhece os museus e coleções como “meios primários pelos quais testemunhos tangíveis e intangíveis da natureza e da cultura humanas são salvaguardados”.