Museu da História e da Cultura Afro-brasileira
Localizado na região portuária da cidade do Rio de Janeiro, na chamada Pequena África, o Muhcab é um dos principais pontos de memória do Cais do Valongo, sítio declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO em 2017. O Museu é dedicado à história e ao legado da escravidão do povo negro no Rio de Janeiro e busca promover uma reflexão acerca do tema.
Por meio de um projeto de cooperação técnica firmado entre a UNESCO e a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) do Rio de Janeiro, foram desenvolvidas as bases conceituais e a exposição de longa duração do Muhcab. De forma mais ampla, o projeto teve o intuito de promover a conservação e a gestão compartilhada do Sítio Arqueológico do Cais do Valongo, estabelecendo as bases para a criação de um museu de território em sua zona de amortecimento.
Um dos objetivos do projeto foi trabalhar a transversalidade entre as instituições municipais e a dimensão estratégica para o desenvolvimento turístico-cultural integrado e sustentável da região portuária carioca. Também contribuiu para o reconhecimento do papel das populações afrodescendentes na construção social e cultural do Rio de Janeiro e do Brasil, enquadrando-se nos esforços mundiais da ONU para a criação de sociedades que primem por valores de igualdade social e diversidade cultural.
O Museu da Cultura e da História Afrobrasileira (MUHCAB) contribui para o reconhecimento do papel das populações afrodescendentes na construção social e cultural do Rio de Janeiro e do país.