Agenda 2030

A UNESCO no Brasil tem contribuído no enfrentamento aos principais desafios identificados pela Organização para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e para a melhoria das condições de vida da humanidade.

Em setembro de 2015, representantes dos 193 Estados-membros da ONU se reuniram em Nova York e reconheceram que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável.

Ao adotarem o documento “Transformando o Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” (A/70/L.1), os países comprometeram-se a tomar medidas ousadas e transformadoras para promover o desenvolvimento sustentável nos próximos 15 anos sem deixar ninguém para trás.

A Agenda 2030 é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz universal. O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas, para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta. São objetivos e metas claras, para que todos os países adotem de acordo com suas próprias prioridades e atuem no espírito de uma parceria global que orienta as escolhas necessárias para melhorar a vida das pessoas, agora e no futuro.

Erradicação da pobreza, ou seja, eliminá-la em todas as suas formas e em todos os lugares.

Fome zero e agricultura sustentável. Em linhas gerais, consiste em acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e a melhoria da nutrição, e promover a agricultura sustentável.

Saúde e bem-estar. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

Educação de qualidade. Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, além de promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Alcançar a igualdade de gênero e empoderar as mulheres e as meninas.

Assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e do saneamento para todos.

Energia acessível e limpa. Assegurar a todos o acesso confiável, sustentável, moderno e a preços acessíveis à energia.

Trabalho decente e crescimento econômico. Promover o crescimento econômico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo, e o trabalho decente para todos.

Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.

Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.

Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.

Conservar e promover o uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e impedir a perda da biodiversidade.

Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

A UNESCO no Brasil tem contribuído no enfrentamento aos principais desafios identificados pela Organização para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e para a melhoria das condições de vida da humanidade.