Recomendação 2015
Proteção e Promoção dos Museus e Coleções, sua Diversidade e seu Papel na Sociedade
Em 17 de novembro de 2015, a UNESCO, em sua 38ª Conferência Geral, aprovou a Recomendação referente à Proteção e Promoção dos Museus e Coleções, sua Diversidade e seu Papel na Sociedade. Em linhas gerais, essa Recomendação destaca a importância da proteção dos museus e das coleções, sobretudo por parte dos Estados-membros, que devem atuar como parceiros no desenvolvimento sustentável, por meio, entre outros: da preservação do patrimônio, da promoção da diversidade cultural, da transmissão do conhecimento científico, da criação de políticas educacionais, educação continuada e coesão social, e do crescimento das indústrias criativas e da economia do turismo.
Nova definição de “museu”
O Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus (ICOM) , após amplos debates realizados em todo o mundo, possibilitou o desenvolvimento de uma nova definição de “museu”. Aprovada em 24 de agosto de 2022, durante a Conferência Geral do ICOM, realizada em Praga, a nova definição de museu contempla:
” […] uma instituição permanente, sem fins lucrativos e ao serviço da sociedade que pesquisa, coleciona, conserva, interpreta e expõe o patrimônio material e imaterial. Abertos ao público, acessíveis e inclusivos, os museus fomentam a diversidade e a sustentabilidade. Com a participação das comunidades, os museus funcionam e comunicam de forma ética e profissional, proporcionando experiências diversas para educação, fruição, reflexão e partilha de conhecimentos”.