UNESCO entrega o projeto arquitetônico da IlhaMuseu aos parceiros

22 de outubro de 2024

Categories: Sem categoria

Um encontro no escritório da UNESCO, em Brasília, no dia 15 de abril, oficializou a entrega do projeto arquitetônico aos parceiros  institucionais da IlhaMuseu, com a apresentação de um balanço das atividades desenvolvidas e os resultados alcançados nos últimos dois anos. O projeto foi entregue aos parceiros pela Diretora e Representante da UNESCO no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto.

A Coordenadora do Setor de Cultura da UNESCO, Isabel de Paula; o gerente executivo do Projeto IlhaMuseu, Luis Sardá; e a gestora de projetos em Cultura da UNESCO Brasil, Mariana Salvadori também participaram do encontro, para o qual foram convidados o Promotor de Justiça do Ministério Público de São Paulo, Tadeu Badaró; a Procuradora da República, Maria Capucci: o Diretor Executivo da Fundação Florestal de São Paulo, Rodrigo Levkovicz; e o Diretor do Litoral Norte de Baixada Santista da Fundação Florestal, Diego Hernandes.

Com a entrega do projeto arquitetônico a ser executado pela UNESCO na Ilha das Cabras, em Ilhabela (SP), em parceria com a Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo (Fundação Florestal), a IlhaMuseu do Litoral Norte de São Paulo ingressa em uma nova fase. Nos quase dois anos de implementação, a UNESCO realizou o levantamento dos aspectos antropológicos, históricos, arqueológicos da região, bem como da sua biodiversidade e diversidade cultural. Além disso, apresentou e discutiu o projeto arquitetônico nas Jornadas Participativas, realizadas nos quatro municípios que formam o território abrangido pela IlhaMuseu — Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba —,  que recebeu importantes contribuições das comunidades tradicionais e da sociedade em geral do Litoral Norte de São Paulo.

Durante o encontro, os parceiros convidados externaram satisfação sobre o andamento do projeto:

“Com enorme satisfação e encantamento recebemos a apresentação do projeto arquitetônico da IlhaMuseu durante a nossa visita à sede da UNESCO no Brasil, em Brasilia, oportunidade na qual fomos recebidos pela equipe técnica e pela Diretora Marlova Jovchelovitch Noleto. Não temos dúvidas de que será um marco de valorização da história antropológica do Litoral Norte e do excepcional valor ambiental protegido por nossas Unidades de Conservação”, disse o diretor executivo da Fundação Florestal de São Paulo, Rodrigo Levkovicz

O Diretor Executivo da Fundação Florestal de São Paulo, Rodrigo Levkovicz e  a Diretora e Representante da UNESCO no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto.

© UNESCO/Rafael Hildebrand

O Promotor de Justiça do Ministério Público de São Paulo, Tadeu Badaró; e a procuradora da República, Maria Capucci também aprovaram o material entregue: “estamos muito contentes com o desenvolvimento do projeto. A cada etapa vencida fica evidente o acerto da escolha da UNESCO como parceira e gestora do projeto. Temos muita segurança que será entregue um grande equipamento cultural para a sociedade”, comentou o Promotor.

© UNESCO/Rafael Hildebrand

Nova Fase

A partir da aprovação do projeto arquitetônico, a IlhaMuseu entra numa nova fase de execução, com a recuperação do costão rochoso pela retirada da pavimentação de folhetas instalada pelo ex-ocupante da Ilha; a elaboração de projetos complementares ao projeto arquitetônico, bem como a formulação do seu Projeto Museológico. A UNESCO dará continuidade, ainda, ao processo de escutas sociais, com a realização de oficinas e encontros com as comunidades tradicionais do Litoral Norte, para a discussão dos conteúdos da exposição de longa duração da IlhaMuseu.