Visita de parceiros ao projeto da IlhaMuseu

6 de outubro de 2024

Categories: Sem categoria

No dia 14 de setembro, o Projeto IlhaMuseu, desenvolvido pela UNESCO no Litoral Norte de São Paulo, deu um passo importante na parceria com a Fundação Florestal, que é responsável pela gestão da Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral Parque Estadual de Ilhabela, na qual está inserida a Ilha das Cabras.

A Coordenadora do Setor de Cultura da UNESCO, Isabel de Paula, e a equipe da IlhaMuseu acompanharam a primeira visita do Secretário Executivo do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, Anderson de Oliveira à Ilha das Cabras, onde será criada a IlhaMuseu. Também estiveram presentes o Diretor Executivo da Fundação Florestal, Rodrigo Levkovicz, e a Chefe do Parque Estadual de Ilhabela, Gabriela Carvalho.

©

A visita consistiu em mostrar aos parceiros a evolução do projeto arquitetônico da IlhaMuseu e falar sobre o Ciclo de Oficinas Território–Patrimônio–Comunidade, no qual a proposta de conteúdos da sua exposição longa duração foi apresentada às comunidades tradicionais dos quatro municípios do Litoral Norte, durante o mês de agosto. As oficinas foram organizadas pelos  consultores e consultoras dessas comunidades, que continuarão o trabalho no território de coletar informações, opiniões e sugestões para a exposição. Para Isabel de Paula, esta ação demonstrou que “a  IlhaMuseu pode ser um ponto de convergência entre as culturas do Litoral Norte de São Paulo”.

 

“Estou impressionado de como será este Museu. Esta interação muito boa dos humanos com a natureza, com a fauna marinha principalmente. Afinal de contas, nós somos natureza também. Esta integração é fundamental. Inclusive o Museu vai ter recursos tecnológicos de interação e terá uma apropriação muito boa das comunidades tradicionais para trazer todo o seu conhecimento de como ter uma vida mais comungada com a natureza”, destacou Anderson de Oliveira, Secretário Executivo da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo – SEMIL 

 

“Estamos muito felizes de estarmos aqui. É um projeto importante pela valorização das comunidades tradicionais do litoral Norte de São Paulo e da biodiversidade, tanto da Floresta, quanto dos nossos oceanos. É uma iniciativa importante e nós estamos muito entusiasmados para ver ela chegar em sua execução. Estamos ansiosos para ver este museu rodando”, comentou Rodrigo Levkovicz, Diretor executivo da Fundação Florestal

 

Também esteve na visita Berenice Maria Gomes da Silva, coordenadora regional do Projeto TAMAR  e presidente em exercício do Instituto Argonauta, instituições parceiras do Projeto IlhaMuseu .

A IlhaMuseu do Litoral Norte de São Paulo é um projeto desenvolvido pela UNESCO em parceria com a Fundação Florestal de São Paulo. É um mergulho no conhecimento das tradições, expressões culturais e biodiversidade do Litoral Norte de São Paulo. 

Compartilhar notícia

instagram