UNESCO reforça o processo participativo das comunidades tradicionais na criação da IlhaMuseu

22 de outubro de 2024

O Projeto IlhaMuseu da UNESCO inicia em agosto o Ciclo de Oficinas Território–Patrimônio–Comunidade do Litoral Norte, cujo objetivo é envolver as comunidades tradicionais da região na definição dos conteúdos e da exposição do museu, trazendo para o projeto as memórias e culturas dessas comunidades e as suas relações com a biodiversidade do Litoral Norte de São Paulo.

Com essas oficinas, a UNESCO reforça o processo participativo de criação da primeira IlhaMuseu do Brasil, a ser implantada na Ilha das Cabras, na cidade de Ilhabela. Desde o início do projeto, a UNESCO vem construindo estratégias de aproximação e de estímulo à participação das comunidades locais no processo de criação da IlhaMuseu. As Jornadas Participativas realizadas nas quatro cidades do litoral norte de SP: Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba, contaram com uma participação massiva e representativa das organizações sociais e culturais, lideranças comunitárias e das comunidades tradicionais (indígenas, quilombolas e caiçaras) do território.

Além das jornadas, aconteceram as Escutas Sociais realizadas diretamente nas comunidades tradicionais com visitas da equipe do projeto às aldeias indígenas, quilombos e ranchos caiçaras, para realização de rodas de conversas. Além das ações de participação direta das comunidades no processo de criação da IlhaMuseu, a equipe do Projeto tem tido participação ativa em seminários e eventos promovidos por agentes culturais locais e tem desenvolvido ações de registros de manifestações culturais tradicionais do Litoral Norte, como a canoa caiçara e a Congada de Ilhabela.

O respeito e o reconhecimento a essas comunidades, bem como a preservação e o envolvimento sustentável com o ambiente natural são princípios basilares da IlhaMuseu, por isso, as diferentes manifestações culturais pelas quais as comunidades expressam os seus modos de vida, as suas tradições, celebrações, espiritualidades e relação com a natureza, serão parte do acervo vivo da IlhaMuseu. Para buscar garantir a proteção e a promoção desses acervos vivos, as Oficinas Território–Patrimônio–Comunidade irão contribuir para que a curadoria e a exposição de longa duração da IlhaMuseu sejam desenvolvidas com a participação efetiva das comunidades tradicionais da região.

Consultores das comunidades tradicionais em ação

Para cumprir o compromisso de buscar a maior representação territorial possível, foram contratados oito (08) consultores oriundos dos municípios de Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba, representantes das comunidades tradicionais do Litoral Norte de São Paulo — indígenas, quilombolas e caiçaras. Com a participação desses consultores, espera-se que as comunidades tenham um papel fundamental na concepção e produção da exposição de longa duração da IlhaMuseu.

Os consultores também irão atuar na organização e na mobilização do Ciclo de Oficinas Território–Patrimônio–Comunidade do Litoral Norte e no trabalho de identificação e registro dos “acervos vivos” das comunidades tradicionais.

Leia mais sobre as Jornadas Participativas de 2023 aqui