Ação de retirada de coral sol na Ilha das Cabras abre a semana do meio ambiente

Sabia que uma espécie invasora, como o coral sol desequilibra ambientes marinhos e compete por espaço com outras espécies nativas?

Abrindo a Semana do Meio Ambiente de 2024 acompanhamos uma ação da Fundação Florestal através do Parque Estadual de Ilhabela, em parceria com o ICMBIO-Alcatrazes, CEBIMAR e as operadoras de mergulho de Ilhabela, de monitoramento e retirada do coral sol na Ilha das Cabras, a IlhaMuseu.

O resultado da ação que contou com dezenas de voluntários e voluntárias, além das equipes das instituições foi significativo: 83 quilos de coral sol retirados em um dia!

O coral sol compete com a biodiversidade marinha local, sendo decorrente de uma bioinvasão, que é
o transporte, a colonização, o estabelecimento e a ocupação na paisagem de uma espécie que vem de outra região.

Foi a primeira ação de monitoramento de bioinvasão de coral sol na Ilha das Cabras. “Importante destacar o quão prejudicial é esta especie para a biodiversidade nativa e também o quão importante é, desde o começo conseguir identidicar e monitorar e medir a intensidade dessa bioinvasao e executar as ações de manejo”, explicou o diretor adjunto da Fundação Florestal, Diego Hernandes.