Boi de Conchas de Ubatuba
21 de novembro de 2024
Apenas duas vezes por ano acontece o “auto de rua”, em Ubatutuba, cidade do Litoral Norte de São Paulo. A manifestação cultural é conservada pelo CRUMI – Comunidade Reinante Voga dos Mares de Iperoig.
Sobre a importância de manter esta tradição em Ubatuba, Ana Terra, artesã, atriz e madrinha dançante da Nau CRUMI nos conta:
“Eu sinto, como brincante da CRUMI e quando estou ali com o meu coração pulsando para realização dessa obra, desse auto de rua (que acontece duas vezes por ano aqui em Ubatuba), que é algo vital para renovação da nossa esperança enquanto ser humano que sonha e tem vontade de realizar os sonhos. É muito importante manter o Boi de Conchas em Ubatuba reinando para renovação da esperança e dos sonhos também, porque formamos ali uma comunidade muito forte, muito unida e muito pautada pelo coração. Trazendo, além de toda a manifestação cultural, o resgate das danças típicas nossas aqui como a chiba, a cana verde, as danças e as canções. O boi sabe a força que ele tem. E quando ele vem ou quando ele vai para o mar ele traz essa renovação dessa força de todo ser que sonha. E aqui em Ubatuba nós temos muitos sonhadores. E através das lentes que vão captando isso que seja propagado para o mundo para que a gente possa estar seguindo renovando os nossos votos de esperança, de renovo de paz e de amor.”
Os dois autos acontecem em datas emblemáticas: dia 29 de junho, dia São Pedro Pescador, quando o Boi sai do mar. E dia 28 de outubro, quando o boizinho vai para o mar e com cortejo dançante saindo da Praça Matriz da cidade.
Em 2024 o Boi de Conchas completa 21 anos alegrando Ubatuba com a história do boi Ratambufe.