IlhaMuseu é destaque na Folha de S.Paulo

Categories: Notícias

A Folha de S.Paulo publicou reportagem sobre o projeto da IlhaMuseu. Leia alguns trechos abaixo:

“CARAGUATATUBA (SP) – A Unesco (braço da ONU para a educação, ciência e cultura) está coordenando a implantação da primeira ilha-museu no país. A iniciativa está sendo viabilizada na Ilha das Cabras, em Ilhabela, no litoral norte paulista, em uma parceria com a Fundação Florestal e o Ministério Público de São Paulo.

O museu, que terá como principal objetivo divulgar a cultura e a história das cidades do litoral norte, deverá ser implantado até 2026.

“O conceito da primeira IlhaMuseu, em Ilhabela, envolve não só espaços construtivos e museológicos no território, mas todo o seu entorno, a diversidade marinha, o patrimônio natural, a pesca artesanal, a cultura viva caiçara entre outros elementos socioambientais. Ela é a primeira ilha-museu do Brasil porque todo o seu território será um espaço museu”, afirmou Isabel de Paula, Coordenadora de Cultura da UNESCO Brasil.

Segundo ela, será um museu de história, cultura e antropologia que vai contar a história dos povos caiçaras, quilombolas e indígenas e da formação dos quatro municípios do litoral norte. “Embora esteja fisicamente em Ilhabela, o museu será regional”, disse Isabel de Paula.”