Análise do ambiente terrestre

14 de julho de 2024

Um dos primeiros estudos concluídos é o “Diagnóstico do Patrimônio Natural – Ambientes terrestres”, elaborado pelo Dr. Mário Donizeti Domingos, Biólogo e Consultor UNESCO. 

Abaixo, confira um trecho do relatório da pesquisa:

“A Ilhas das Cabras, reinserida ao Parque Estadual da Ilhabela, do qual fazia parte desde sua criação, foi bastante impactada nas porções aéreas, por outro lado é um local com marcante vida marinha e muito procurado por mergulhadores. Sua recuperação com vegetação atlântica e a implantação do Ilhamuseu simboliza as lutas e conquistas ambientais e das comunidades tradicionais do Litoral Paulista.

A musealização do conhecimento referente ao patrimônio natural e cultural da região contribui para preservação da cultura local e do meio ambiente ao conscientizar os visitantes e residentes da importância desses ecossistemas e dos povos que neles viviam e vivem. Eleva a autoestima e valoriza a população que se vê representada e reconhecida e contribui para impulsionar o turismo cultural na região.

O litoral norte do estado de São Paulo é marcado por sua riqueza natural e cultural. Os remanescentes da Floresta Atlântica, cobrindo as escarpas da Serra do Mar ou a Planície Costeira, tangenciam o oceano Atlântico, por praias arenosas e costões rochosos, por manguezais e restingas. Trata-se de um litoral recortado e acidentado, composto de um complexo de ecossistemas, com elevada diversidade, ricos em endemismos e ecologicamente importantes e ainda ocupado por remanescentes de populações indígenas, caiçaras e quilombolas que representam o capital cultural humano da região.

Composto dos municípios de Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba, possui mais de 80% do território recoberto por Mata Atlântica (COSTAb, 1997). Com uma população fixa de 328.849 habitantes, sendo que 97,6% vive em áreas urbanas e 2,4% nas áreas rurais (CBH LN, 2022), durante a temporada a população duplica. A região sofre pressão devido a urbanização relativamente descontrolada, além da insuficiência de saneamento básico, com contaminação por esgotos que se evidencia pela balneabilidade das praias, e por deposição de resíduos sólidos.

O maior terminal petrolífero do país, Duto e Terminais Centro Sul (DTCS), está localizado no canal de São Sebastião, sujeito a vazamentos e rompimento de oleodutos, que o torna cronicamente impactado por óleo. A importância ecológica regional fica clara quando se verifica as áreas protegidas.

Cerca de 70% da área terrestre do litoral norte de São Paulo é protegida por Unidades de Conservação de Proteção Integral e fazem parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica no estado de São Paulo. Além disso a maior parte da área marinha, de aproximadamente 1300 km2, é protegida por Unidades de Conservação de Uso Sustentável (SÃO PAULO b, 2022). Somam-se, ainda, as unidades de conservação municipais e particulares.”

 

Compartilhar notícia

instagram