Filmes da IlhaMuseu na programação do Mês da Cultura Popular do Tamar  Ubatuba

O 12º Mês da Cultura Popular da Fundação Projeto Tamar Ubatuba começou no dia 3 de agosto com uma programação variada e conta com o apoio da IlhaMuseu, que irá exibir dois documentários do seu acervo museológico: “O Último Baile” e “Canoa Caiçara – da tradição ao esporte”

O documentário “O Último Baile“, que será exibido no próximo sábado, dia 10, a partir das 18h, foi dirigido pela cineasta Juliana Borges e constitui-se no registro da Congada de São Benedito, uma manifestação cultural e religiosa de origem africana, com mais de 200 anos de história na cidade de Ilhabela, e que se mantém viva como herança cultural de uma comunidade de antigos pescadores caiçaras.

No mesmo dia, haverá um encontro único e importante para a cultura do Litoral Norte, quando também será exibido o documentário “Seu Dito Fernandes da Congada de Bastões de São Benedito de Ubatuba-SP”, de Felipe Scapino. Após a exibição dos filmes, haverá uma roda de conversa. A noite termina com a apresentação da tradicional Dança das Fitas da comunidade do Itaguá e da Congada de Bastões de São Benedito, do bairro do Puruba, em Ubatuba.

O outro documentário que faz parte do acervo da IlhaMuseu, “Canoa Caiçara – da tradição ao esporte”, dirigido pelo cineasta Edson Fogaça, será exibido no sábado, dia 17 de agosto, às 19h. O filme registra o processo construtivo da réplica da icônica canoa caiçara Maria Comprida que, há 50 anos, foi conduzida numa travessia marítima de Ubatuba a Santos, pelas mãos de cinco canoeiros locais. Todas as etapas da construção da canoa caiçara Maria Comprida II foram registradas, desde a escolha e coleta da árvore até o lançamento da embarcação nas águas de Ubatuba. A Maria Comprida II, acervo número 1 da IlhaMuseu, já participou de diversas atividades e eventos culturais e esportivos ligados à cultura local e constitui-se na representação material da cultura viva caiçara do Litoral Norte de São Paulo.

O 12º Mês da Cultura Popular é uma realização da Fundação Projeto Tamar, em parceria com o Museu Caiçara e com o apoio do IlhaMuseu/UNESCO.

Endereço: Rua Antônio Atanázio, nº 273, Jardim Paula Nobre, Ubatuba, SP