IlhaMuseu/UNESCO contrata consultores das comunidades tradicionais do Litoral Norte

O respeito e o reconhecimento às comunidades locais tradicionais — caiçaras, quilombolas e indígenas — e suas relações culturais com a preservação e o uso sustentável do ambiente natural são os princípios basilares do futuro museu.

Para garantir que os seus modos de vida, de subsistência, tradições, celebrações, espiritualidade e relação com a natureza sejam parte do acervo vivo do Museu e que a sua curadoria e expografia sejam desenvolvidas com a participação efetiva das comunidades tradicionais da região, a UNESCO está com vagas abertas para consultores locais.

As vagas são direcionadas exclusivamente aos membros das comunidades quilombolas, indígenas e caiçaras do Litoral Norte de São Paulo (Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela).

Os consultores locais irão atuar na organização e mobilização do Ciclo de Oficinas Território, Patrimônio e Comunidade e auxiliar a equipe curatorial do projeto nas pesquisas dos conteúdos e no desenvolvimento da expografia da IlhaMuseu, visando a musealização de memórias e culturas das comunidades tradicionais e suas relações com a biodiversidade do Litoral Norte de São Paulo.

Atenção para os requisitos exigidos!
— Ensino Médio completo
— Experiência comprovada na participação de atividades educativas e/ou culturais nas suas comunidades.

Data para entrega do currículo
24 de maio (sexta-feira)

No processo de seleção, haverá um percentual de indução social, não cumulativo, na nota final das mulheres e das pessoas pertencentes às comunidades tradicionais que sejam pretas, pardas e indígenas.

Participe da criação da primeira IlhaMuseu do Brasil!

Para se candidatar, acesse o link abaixo e siga as instruções que constam no edital e siga as referencias:

Projeto 2210526031BRZ – Edital 02/2024 (Caiçara)
Projeto 2210526031BRZ – Edital 03/2024 (Indígena)
Projeto 2210526031BRZ – Edital 04/2024 (Quilombola)

ACESSE AQUI!